Você está visualizando atualmente Quanto custa automatizar uma casa ou apartamento?

Quanto custa automatizar uma casa ou apartamento?

A tecnologia tem se mostrado cada dia mais poderosa, conseguindo solucionar problemas em todas as áreas da nossa vida, não é? Nesse sentido, com frequência podem surgir questões como: quanto custa automatizar uma casa ou apartamento, e como podem ser implementadas?  

Pensando nisso, neste post, falaremos mais sobre o que é automação residencial, quais são as possibilidades de terceirização, entre outros detalhes interessantes. Gostando do conteúdo? Então, continue conosco!  

O que é uma casa automatizada? 

Como exemplo será citado o que muitos de nós acompanhamos, personagens do cinema como o Homem de Ferro e sua casa inteiramente conectada, levando a pensar em como seria ter tecnologias como o JARVIS — o famoso computador e assistente virtual do Tony Stark — à nossa disposição. 

Trazendo isso para nossa realidade, automatizar a casa é colocar a tecnologia para gerar conforto, segurança e economia para a família. É possível controlar dispositivos como câmeras de segurança, sistemas de som, TV, iluminação, e diversas outras partes de uma residência, facilitando a vida de todos. 

Assim, a boa notícia é que, apesar do assistente virtual mostrado nos filmes ser um pouco avançado para o nosso tempo, muita coisa do que é visto não só é possível, mas também já está disponível. 

Quanto custa automatizar a iluminação e as persianas?  

Diferentes fatores podem afetar o preço da automação de cortinas, persianas e janelas, da mesma forma ocorre com a automatização da iluminação, com isso se adentra a escolha do fabricante, da interface de controle e a presença de recursos como sensores. 

Por exemplo, diferentes fabricantes possuem modelos de cortinas ou janelas motorizadas com interfaces de controle diferentes que podem ser mais ou menos compatíveis com uma central de automação. Da mesma forma ocorre com a instalação de iluminação automatizada, pois esse valor pode variar conforme o dimensionamento da rede elétrica de cada espaço, assim como as quantidades de lâmpadas mais adequadas para o ambiente que será iluminado. 

Por esse motivo, é difícil calcular uma média de preço. Em geral, no entanto, dependendo do fabricante e modelo escolhido, gasta-se cerca de 10% a 30% do valor do item, ou seja, da cortina ou da janela, para automatizá-lo.  

Vale observar que o custo-benefício da automação de cortinas, persianas e janelas é melhor se for combinada com outros itens, especialmente iluminação e climatização. 

Por fim, vale lembrar que, apesar do investimento inicial, a automação residencial pode trazer muitos benefícios a longo prazo, como maior economia de energia, maior segurança e conforto, além de valorizar o imóvel em caso de venda. Por isso, é uma opção cada vez mais procurada por pessoas que desejam ter uma casa moderna e funcional.

Quer saber mais sobre automação de cortinas, persianas e janelas? Entre em contato clicando aqui.