O que antes era tão ficcional e tão futurista, cada vez mais tem se tornado fundamental em projetos de arquitetura, design de interiores e até mesmo nas próprias construções. Confira tudo sobre automação residencial abaixo.
Sequer se imaginaria quando estrearam as primeiras televisões, na década de 50, que estaríamos controlando nossa casa na palma de nossas mãos, por um simples comando de voz e muito menos sem fazer absolutamente nada.
A automação residencial, que até pouco tempo atrás, consideraríamos impossível ao público geral, tem se tornado cada vez mais acessível e popular.
O que é automação residencial?
Recorrer ao uso da tecnologia da automação pode facilitar algumas atividades habituais que, em uma casa convencional, ficariam sob responsabilidade de seus moradores. Isso é automação residencial.
O conjunto de sistemas automatizados que controlam diversos aspectos do ambiente, como iluminação, temperatura, segurança, entre outros, proporcionam conforto e personalização de acordo com seu estilo de vida, necessidades e hábitos.
Tudo isso traz a proposta de mais facilidade e mais praticidade no seu dia a dia através do controle e do gerenciamento remoto de toda a sua residência.
Por definição, a automação residencial visa ser um sistema inteligente, operando como um facilitador de processos, sem complicações desnecessárias para a vida do usuário.
Mas, diferente do achismo popular, a automação residencial não é simplesmente acender uma lâmpada por comando de voz, e sim que ela acenda e desligue sozinha conforme a presença de luz natural ou de indivíduos no ambiente, por exemplo.
Como a automação residencial funciona na prática?
A automação residencial é uma rede de hardware, comunicação e interfaces eletrônicas que trabalham para integrar dispositivos na rotina uns dos outros via uma rede de comunicação sem fio, como Wi-Fi, Bluetooth ou Zigbee.
Esses dispositivos são controlados por um sistema central, que pode ser um aplicativo de smartphone, um painel de controle instalado na parede, ou até mesmo um assistente virtual.
Nesse sentido, é possível ativar ou desativar, por exemplo, as luzes em horários específicos a cada dia, ativar a iluminação quando o alarme do sistema de segurança for acionado, ou ainda programar o aquecedor ou o ar-condicionado para ligar minutos antes da sua chegada em casa.
Se você chega em casa e quer assistir sua série preferida ou um filme, assim que você selecionar essa função, a persiana será fechada, a luz apagada, o home theater será ligado e o ambiente ficará climatizado com a temperatura ideal para o momento, tornando tudo mais agradável.
Mas, por que automatizar minha casa?
Se conforto, personalização, comodidade e praticidade ainda não foram motivos suficientes para você querer deixar sua casa inteligente, confira mais alguns motivos pelos quais você deveria automatizar sua casa.
Ao automatizar o sistema de iluminação, é possível programar as luzes para apagar automaticamente quando não há ninguém no ambiente, evitando o desperdício de energia.
Em relação à segurança, a automação permite monitorar a casa remotamente por meio de câmeras e sensores de movimento, além de permitir a abertura e fechamento de portões e portas via controles remotos ou dispositivos móveis.
Conte com a Avex! Entre em contato clicando aqui.