Mais que acessórios de luxo, artigos de automação podem significar uma promessa de uma vida com mais liberdade para os idosos.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050; isso representará um quinto da população mundial.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo. Em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.
Diante desses números, é preciso, cada vez mais, pensar em maneiras de atender e facilitar a vida das pessoas nesta faixa etária.
Ainda, à medida que envelhecemos, nossas casas não são mais convenientes para nós, especialmente se não houver ninguém por perto ou se tivermos problemas de saúde.
Quais tecnologias da automação podem facilitar o dia a dia da terceira idade?
Sistemas de monitoramento
Alguns sistemas de monitoramento com WiFi integrado são planejados especialmente para pessoas nessa faixa etária.
A automação integra câmeras e sensores de movimento, enviando avisos para os cuidadores e membros da família. Caso, por exemplo, uma porta seja esquecida aberta, uma janela seja acessada ou se algum movimento, seja detectado em áreas específicas da casa.
Iluminação automatizada
Conforme a AAFP (American Academy of Family Physicians), mais de 90% das fraturas no quadril nos EUA são resultantes de quedas.
É impossível remover completamente a chance de um acidente, porém, medidas de precaução podem reduzir drasticamente esse risco.
Luzes que são difíceis de operar ou localizadas longe da entrada do cômodo podem ser um grande empecilho para o idoso e facilitador de acidentes.
Com sistemas de iluminação inteligentes aliados ao controle por voz, eles podem apenas pedir para acender as luzes, evitando andar no escuro à procura de um interruptor. Isso torna o ambiente muito mais seguro.
Aliando-se a programação
Além disso, pode-se programar o sistema de automação e fazer com que certas ações sejam tomadas em situações específicas.
É possível programar a casa para te avisar caso alguém esqueça a porta destrancada entre as 11:00 p.m. e 5:00 a.m.
Se o familiar tem problemas de audição, a programação pode fazer com que as luzes pisquem quando a campainha tocar.
Também, pode-se ter o sistema de ar condicionado automaticamente respondendo às condições climáticas de cada dia para manter uma temperatura constante na casa.
Ainda, é possível ativar e desativar as luzes de segurança ao nascer e pôr do Sol, assim eles não precisam se preocupar em ligá-las toda noite.
Como fazer a quebra de gerações e a adaptação aos novos recursos da automação?
A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e não difere para os idosos: cerca de 97% dos brasileiros acima de 60 anos acessam a internet, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Mesmo pessoas de gerações anteriores estão buscando autonomia no mundo digital e se familiarizando com a tecnologia. Diante disso, é possível que um idoso tire o máximo proveito de uma casa inteligente e totalmente automatizada.
É importante contar com o apoio de pessoas que entendam do assunto, tanto para instalar quanto para ensinar a usar, pois muitas vezes pode ser complicado para alguns aprenderem sozinhos. Essa ajuda também é válida na hora de decidir os melhores lugares da casa para se instalar os dispositivos.
Enquanto isso, existe uma ótima oportunidade de fazer com que seus entes queridos tenham uma vida mais fácil, segura e conectada agora mesmo!
Conte com a Avex! Entre em contato clicando aqui.